Moxico - O município fronteiriço do Luau, acolheu o acto provincial alusivo ao Dia Mundial da Luta contra o SIDA, que se comemora hoje, 01 de Dezembro, sob o lema: "Comunidades Empoderadas na Liderança da Resposta Contra o VIH”.
A actividade foi marcada por uma marcha pelas principais ruas da vila colminando com o acto central na Estação do CFB, com a participação do Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, os jovens, estudantes, forças da ordem e segurança, funcionários públicos e membros da sociedade civil, que em unissono afirnaram "abaixo a discriminação contra a pessoa vivendo com VIH” e "abaixo ao estigma”.
No seu discurso de encerramento, o Governador realçou a importância da contínua sensibilização da população na prevenção contra o VIH, bem como da não discriminação da pessoa vivendo com o vírus. Ernesto Muangala elogiou os esforços do sector de saúde e dos parceiros na luta contra o VIH/SIDA.
"Temos dado muita atenção às acções de apoio às pessoas portadoras do VIH/SIDA”, disse o dirigente que igualmente apelou à sociedade para "continuar firme e vigilante nesta grande luta”.
O acto contou com também com a coordenadora provincial do programa Nascer Livre para Brilhar, Antónia Muangala, bem como das coordenadoras municiapis do Alto Zambeze, Cameia e Lucano.
No final do acto, foram realizados testes rápidos à população para se conhecer o estado sorológico, como forma de consciencializar a população a aderir aos testes voluntários.