Moxico - Os membros do Governo Provincial do Moxico, foram informados esta sexta-feira 26 de Julho, na cidade do Luena, durante a II° Sessão Extraordinária do Governo, Presidido pelo Governador , Ernesto Muangala, sobre o plano de melhoria da qualidade de aprendizagem em vários eixos da educação, com o foco na instrução primária.
Com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o jeito de ensinar os alunos do ensino primário alinhando as informações da União Africana, tendo em conta o impacto da covid-19.
Os Membros do Governo reapreciaram a proposta do nome atribuído à Maternidade Provincial do Moxico, de Teresa Luami Jamba, aprovado na 1ª Sessão Ordinária do Governo, realizada no dia 03 de Março de 2015, a qual recomendou a alteração do Estatuto Orgânico da Maternidade Provincial do Moxico.
A Estratégia e o Plano de Acção para a Biodiversidade da Província do Moxico que visa preservar e valorizar a biodiversidade local, alinhando-se às metas globais da Convenção da Diversidade Biológica e ao Plano de Desenvolvimento Nacional, com um horizonte de 6 anos a partir de 2025, mereceu atenção dos membros do Governo, durante a Segunda Sessão Extraordinária.
"A estratégia inclui a conservação de ecossistemas, promoção de pesquisas científicas, uso sustentável dos recursos e sensibilização das comunidades."
O Governo Provincial do Moxico aprovou os Estatutos Orgânicos da Casa de Cultura e do Complexo Histórico Monumento à Paz, ambas instituições públicas sem fins lucrativos voltados à preservação e promoção da cultura nacional e da história da paz e reconciliação nacional, com autonomia administrativa e financeira.
Foram igualmente aprovados os termos de referência das Celebrações das festividades do 15 de Setembro dia da Provincia do Moxico e 17 de Setembro dia do Herói Nacional que decorrerão de 01 a 25 de Setembro, com a realização de diversas actividades, entre alas, socioculturais, académicas, desportivas com objetivo de refletir sobre os ganhos do Moxico desde a elevação à categoria de Província.
Os Membros do Governo, tomaram conhecimento sobre o Ponto de Situação do CENSO-2024. Que para a sua materialização, foram realizadas um conjunto de acções, incluindo a actualização da malha cartográfica e a mobilização de meios logísticos, operacionais e de pessoal para operação, cujo momento censitário está programado para o dia 19 de Setembro.
O Colegio, avaliou os trabalhos realizados pela Comissão Provincial para revitalizar a Implementação da Toponímia, que, após visitas aos municípios, definiu a criação de um grupo técnico, um plano de comunicação e confecção de placas toponímicas, de acordo com a Lei 14/16 de 12 de Setembro, e o Decreto Presidencial nº 162/19, que aprova o regulamento da referida Lei, tendo sido identificados 1200 existentes e criados 7254, atribuídos a bairros, ruas e infraestruturas.