Moxico – O proprietário do comboio de Luxus Rovos Rail, Rohan Rovos afirmou este Domingo 27 no Luena, que a linha férrea de Angola está boa pela qualidade ferroviária que recebeu da Estação dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB) ao chegar ao Luau, em comparação com outros países onde passou.
Actualizado em 29.07.2024
Por sua vez o guia e director do turismo no Comboio, Nicolas Schofield assegurou que os turistas a bordo mostram-se expectantes ao chegar a Angola, porque deste geito poderam conhecer a situação socioeconómica e cultural dos angolanos.
"Pudemos ver igrejas aberta com fiéis e fomos recebidos com euforia, dança e festa, gostamos da organização, a história do Luena é bastante interessante, monumento à Paz e o tratado que acabou com a guerra dai cidade do Luena, Cidade da Paz."
Na ocasião o turista Andersom Freitas de Brito de nacionalidade brasileira, disse que não conhecia muito sobre Angola, mas o que lhe motivou a conhecer um pouco mais de África são as danças que identificam a cultura do Povos.
A locomotiva com 21 carruagens proveniente da Tanzânia, além dos dormitórios tem igualmente cozinha, um auditório onde os turistas aprendem sobre a história do país e a bordo 41 turistas de várias nacionalidades entre eles, brasileiros, americanos, suíços, dinamarqueses, australianos e outros.
Rovos Rail é uma companhia privada que opera no ramo dos Transportes Ferroviário com sede na histórica Estação Ferroviária Capital Park em Pretória, África do Sul.
Na cidade do Luena, o roteiro começou na avenida 1º de Maio, seguiu se a hotel Luena, pelo Monumento a paz, igreja da Sé Catedral e culminou no Cine Luena, onde muitos artesãos e vendedores de peças artesanais são comercializadas e alguns turistas puderam adquirir alguma coisa para a recordação.
A organização do evento turístico foi da responsabilidade da empresa sul-africana "Rovos Rail”, e contou com apoio das Agências de Viagem, Turismo Kitanda e Travelgest. Além do Luau, cidade do Luena (Província do Moxico), irá passar também na Província do Bié, Huambo e Benguela (Lobito).