• Vice-Governador Reafirma Três Eixos Prioritários Para O Desenvolvimento Do Moxico


    Moxico- O Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Victor da Silva, defendeu três eixos prioritários para o desenvolvimento da região: infraestruturas, agricultura e capital humano, durante uma conferência de imprensa, decorrida na última terça-feira (12), no Salão Nobre do Governo, enquadrada nas celebrações do 106.º aniversário de criação da província, que será comemorado no dia 15 de Setembro.

    Segundo Victor da Silva, o Moxico tem vindo a superar as sequelas da guerra e a investir em obras que melhoram a qualidade de vida dos seus habitantes, citando como exemplos a construção de estradas, pontes, escolas, hospitais, aeroportos, centros de formação profissional e instituições de ensino superior.

    O Vice-Governador destacou também o potencial agrícola do Moxico, que é responsável por uma grande parte da produção nacional de mandioca, registando o aumento da produção do milho, feijão, batata-doce, banana, reconhecendo, entretanto, que há muitos desafios para a segurança alimentar e a diversificação da economia.

    Ao responder uma das questões sobre a retenção de quadros, Victor da Silva ressaltou a importância do capital humano para o desenvolvimento sustentável do Moxico, afirmando que o Governo tem apostado na formação e na valorização dos recursos humanos, especialmente dos jovens, citando como exemplo a existência de bolseiros nas três instituições de ensino superior na Província, tendo sinalizado a necessidade de diversificação da oferta formativa.

    Para celebrar o aniversário da província, o Governador Provincial, Ernesto Muangala, decretou tolerância de ponto no dia 15 de Setembro, permitindo aos cidadãos participarem das atividades alusivas à data. Entre elas, estão previstas a realização de uma mesa redonda sobre os desafios da província e o fórum pensar Moxico, nos dias 14 e 15, respectivamente.