Moxico - O Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana realizou, nesta quarta-feira, 20 de setembro, um encontro com operadores do sector dos transportes, no Monumento à Paz, com o objectivo de discutir os desafios e as soluções para a melhoria da rede urbana de transportes públicos, tendo em conta as necessidades e as expectativas dos cidadãos e dos prestadores de serviços.
A ocasião serviu igualmente para apresentação do novo mapa de distribuição dos autocarros no casco urbano e as rotas e paragens, bem como um plano de fiscalização e monitorização da qualidade dos serviços prestados e dos compromissos com o Estado.
Na abertura do evento, o Director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Moisés Capalo Cambembe, destacou que pretendem mudanças por parte dos operadores, pois a província recebeu 53 autocarros, dos quais 39 estão disponíveis para 27 operadores que servirão a população. Atualmente, há muitos problemas em termos da mobilidade urbana da população, que não conseguia deslocar-se de um lado para outro, mas hoje há solução.
O responsável apelou ao cumprimento das rotas e paragens dos autocarros, sob pena de implementação de medidas, uma vez que os mesmos vieram para beneficiar a comunidade e não para serem guardados. Disse ainda que há possibilidades das empresas realizarem viagens para a província da Lunda-Sul e para os municípios, pelo que sugeriu a colocação de painéis para identificar melhor as rotas e paragens, bem como alpendres em cada paragem, para melhorar a compreensão da população.
Por seu turno, o presidente da associação dos taxistas do Moxico, Samuel Carlos Natepa, afirmou que está feita a distribuição das rotas e paragens e que isso trará benefícios para as crianças e a classe trabalhadora, que não chegavam às 450 casas, Sangondo, Sacassagem, Kawango e Lumeji Pinto e a rota diamante, garantindo a cobertura para estas linhas.