Moxico - O município do Luacano, na província do Moxico, ganhou uma nova escola primária com capacidade para 630 alunos. A escola Primária n.º 590 General Bernardo, localizada no Bairro Thopi, foi inaugurada nesta quarta-feira, 16 de novembro, pelo administrador municipal, Cândido Celestino Cangolo.
A escola, construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), conta com sete salas de aulas, totalmente apetrechada e traduz um investimento de cerca de 120 milhões de kwanzas.
Na ocasião, o Administrador Municipal reconheceu que muito há por se fazer. "Estamos cientes da notória materialização das respostas face aos desafios que nos impõem na contínua missão de erradicar o número de crianças fora do sistema de ensino. Hoje testemunhamos mais uma vez a inauguração e entrega desta prestimosa infraestrutura, que doravante será o domicílio estudantil de uma franja de viveiros desta nação”, disse Cândido Celestino Cangolo.
Segundo o Director Municipal da educação, Eduardo Canhomba, o município do Luacano tem um total de 109 salas de aulas definitivas, 14 salas precárias em zonas longínquas da comunidade e 234 professores. Informou ainda que faltam 56 salas de aulas para responder à demanda da população e que há 1.901 crianças fora do sistema de ensino.
O município de Luacano conta agora com 13 escolas que acolhem 6.861 alunos matriculados neste ano letivo, dos quais 2.800 são do género feminino.