Luau- A província do Moxico poderá contará com mais 32.2 MW de energia elétrica, oriundos da central fotovoltaica híbrida do Luau e 20.573 ligações domiciliárias para cerca de 164.584 beneficiários, com a duração de 36 meses. A imponente infraestrutura está avaliada em cerca de mil e 27 milhões de euros.
A garantia foi dada pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, nesta quinta-feira, 16 de Novembro, no município do Luau, após o lançamento da primeira pedra.
João Batista Borges assegurou que espera que os prazos contratuais sejam cumpridos, tendo garantido ainda que, com a entrada em funcionamento desta central, haverá menos consumo de combustíveis, passando à substituição do diesel pela energia limpa.
"Esta imponente infraestrutura garante maior comodidade às famílias e vem em resposta a uma das grandes preocupações da população. É igualmente uma promessa eleitoral a se cumprir no quadro da garantia das melhores condições da população.”
Por sua vez, o Governador Ernesto Muangala afirmou que "este projeto trará muitos benefícios à população e promoverá a economia nesta circunscrição”.
"Estamos a trabalhar para garantir que mais de 150 mil famílias usufruam deste bem precioso. Este projeto vai garantir que 11 localidades beneficiem da energia fotovoltaica entre municípios e comunas.”
A população beneficiária enalteceu a iniciativa do Executivo, que vai garantir mais energia para o público consumidor.
Prestigiaram o evento o embaixador das energias renováveis, Matias Damásio, o embaixador da República Portuguesa em Angola, o embaixador da República Federativa da Alemanha, o vice-governador do Moxico para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Wilson Augusto, o PCA da ENDE, o MCA, entidades eclesiásticas e autoridades tradicionais, entre outros.