• Ministro Da Defesa Ausculta Pensionistas No Moxico


    Na ocasião, os pensionistas apresentaram as dificuldades que enfrentam desde que lhes foi retirado o subsídio, e pediram que a situação seja resolvida.

    Por sua vez, o Diretor Nacional dos Antigos Combatentes, Casimiro Vati, ao apresentar os dados do recadastramento e prova de vida, informou que para a Província do Moxico foram cadastrados vinte e quatro mil e duzentos e quarenta (24.240) pensionistas, dos quais foram recadastrados quinze mil duzentos e dez (15.210). Não compareceram nove mil e vinte e cinco (9.025) assistidos por razões desconhecidas. Destes, reuniram todos os requisitos e foram aprovados nove mil quatrocentos e sete (9.407) pensionistas. Cinco mil oitocentos e oito (5.808) pensionistas apresentaram as seguintes incompatibilidades: nascidos após 1959, viúvas com idade inferior à estipulada, órfãos de guerra acima da idade limite e sem aproveitamento escolar, e deficientes sem a perícia actualizada.

    Ao falar à imprensa no fim do encontro de auscultação, o Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade”, afirmou que o processo está em conformidade com a lei e que está previsto o aumento da pensão dos antigos combatentes e dos filhos dos antigos combatentes com aproveitamento escolar, e que tudo está sendo feito para a efetivação desta pretensão.

    É importante lembrar que o Ministro da Defesa realizou o mesmo exercício nas Províncias das Lundas Norte e Sul, e hoje foi a vez do Moxico.