• Inss Faz Balanço Positivo Da Visita Aos Órgãos De Comunicação Social E Imprensa No Moxico


    Luena - No âmbito da celebração do 33° aniversário da institucionalização da segurança social em Angola, que se assinalou nesta sexta-feira 27 de Outubro, o Instituto Nacional da Segurança Social do Moxico fez um balanço positivo das visitas efectuadas aos órgãos de Comunicação Social e Imprensa da província.

    A visita serviu igualmente, para constatar o funcionamento dos órgãos de comunicação social e imprensa, e ver quais são as condições de trabalho dos jornalistas na transmissão de informações a população, e em particular dos beneficiários da segurança social.

    O Diretor do INSS, Jacob Capaia, ao falar à imprensa destacou que, o objetivo da segurança social é proteger os trabalhadores e seus familiares para que estes possam ter acesso aos benefícios garantidos pelo INSS, em função do comprimento das garantias que a lei prevê.

    O Director afirmou que, em breve a segurança social, vai criar a nível da província uma equipa para trabalhar com os órgãos de comunicação social para poderem fazer um diagnóstico da situação real em termos de domínio das matérias ligadas à segurança social para a posterior apresentar soluções estratégicas no âmbito da comunicação.

    O Diretor do INSS, destacou ainda que se pretende nos próximos dias em parceria com o Gabinete de Comunicação Social, levar a cabo um seminário de capacitação dirigidos aos jornalistas da província do Moxico para que os mesmos possam ter um melhor domínio da matéria ligada à segurança social e assim difundirem com maior precisão.

    "Pretendemos também aumentar os principais indicadores de gestão da segurança social (contribuintes, segurados e pensionistas) com vista a assegurar a sustentabilidade do sistema de segurança social. Quanto mais trabalhadores estiverem escritos no sistema, mais trabalhadores e familiares estarão protegidos."

    A visita teve início na última segunda-feira no Gabinete de Comunicação Social do Governo da Província, e em seguida a Rádio Eclesia, Jornal de Angola, Angop, Rádio Moxico e terminou na TPA.