• Fundação Brilhante Junta-Se Ao Governo Do Moxico No Combate E Prevenção À Cólera


    Luena - O Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Víctor da Silva, recebeu nesta segunda-feira (11) a delegação da Fundação Brilhante, que apresentou uma proposta para participar no combate, prevenção e contenção da cólera na região.

    A Fundação Brilhante, em colaboração com o Governo, pretende produzir materiais audiovisuais que manterão a população em alerta para os possíveis sinais da cólera, trabalhar na mobilização e sensibilização sobre a prevenção e combate à doença, e informar sobre práticas de higiene, tratamento de água e alimentos.

    O Vice-Governador adiantou que "o Governo de Moxico fará tudo ao seu alcance para que as propostas apresentadas pela Fundação Brilhante sejam efetivadas com sucesso”, tendo recomendado que todo o material audiovisual produzido seja disponibilizado nas diversas línguas nacionais faladas nas comunidades locais.

    Desde o início do surto de cólera em 2023, com números alarmantes nos países vizinhos da RDC e Zâmbia, a província de Moxico não registou casos da doença, e todos os esforços estão a ser feitos para manter essa condição. A atenção está focada nos municípios fronteiriços do Luau, Alto Zambeze e Bundas.

    A nível da província do Moxico, foi criada uma Comissão Provincial apoiada por grupos técnicos em todos os municípios, no sentido de preparar os técnicos sobre as características da doença, diagnóstico, prevenção e tratamento da cólera.