Moxico - No âmbito da formação de quadros, o embaixador da Sérvia em Angola, Milos Perisic, realizou uma reunião nesta terça-feira, 17 de outubro, com os estudantes universitários e os alunos finalistas das escolas secundárias nº 338 camarada Tchifutchi e 11 de Novembro. O encontro visou explorar a possibilidade de cooperar na formação de quadros e garantir bolsas de estudo para diferentes cursos como Medicina, Agronomia, Eletromecânica e entre outros.
Ao prestigiar o acto, o Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Victor da Silva, destacou que a Sérvia, com mais de trinta universidades, tem capacidade de dar oportunidade de formação aos jovens angolanos, tendo o governante instado a juventude para apostar em cursos técnicos que promovam o auto emprego e desenvolvimento da Província do Moxico.
Milos Perisic, destacou que anualmente o governo sérvio oferece mais de 300 bolsas de estudo aos jovens estrangeiros de países da África, Ásia e continente Americano.
O diplomata afirmou que até ao momento não há estudantes da província do Moxico na Sérvia, mas prometeu inverter o quadro, reconhecendo de seguida que o sistema educacional de Angola obedece aos parâmetros exigidos internacionalmente.
Com mais de 50 estudantes angolanos a se formarem em várias áreas na Sérvia, o país oferece bolsas de estudo de todos os domínios para a licenciatura, mestrado e doutoramento, com cursos intensivos de língua inglesa que têm a duração de sete meses.
Os alunos finalistas das escolas secundária n.°338 Camarada Tchifutchi e 11 de Novembro, bem como os estudantes universitários das três Instituições de ensino superior sediadas no Moxico, tomaram conhecimento sobre os requisitos necessários para se tornarem potenciais bolseiros e quais os cursos específicos poderão beneficiar os jovens do Moxico.