• Dia Da Pessoa Idosa Celebrado Com Confraternização No Lar Rainha Nhakatolo


    Luena - O lar Rainha Nhakatolo Tchissengo, acolheu o acto provincial de celebração do dia da pessoa idosa, que se assinalou nesta quinta-feira (30). A actividade contou com a presença do Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, que defendeu a promoção de um modelo de convivência social que valoriza a experiência e o conhecimento dos idosos, que podem servir de orientação para as novas gerações, tendo recordado que o Governo angolano tem implementado políticas de apoio e protecção aos grupos vulneráveis, especialmente aos idosos.

    Já a Directora do lar, Benedita Pinto Luís, apelou às famílias angolanas para não discriminarem os idosos e que lhes proporcionem um acompanhamento adequado. A responsável reconheceu que o lar enfrenta dificuldades como a falta de viaturas e ambulâncias.

    Na ocasião, a mensagem dos anciãos fez referência à forma como os idosos são tratados diariamente, comparativamente ao passado, e desencorajam as famílias que olham para os idosos como os primcipais causadores da desgraça na sociedade. "Um dia, ja fomos jovens, hoje estamos velhos e para alguns já inválidos, mudem de comportamento, hoje filho és, amanhã pai serás e quiça um Avô depois de amanhã."

    O acto foi marcado por vários momentos culturais, como dança, desfile de idosos, e a celebração de três casamentos, pelo Bispo da Diocese do Luena, Dom Martín Lasarte, além da entrega de uma máquina e utensílios de costura para a instituição.

    O Dia Nacional da Pessoa Idosa é comemorado desde Janeiro de 2005, com o objectivo de reconhecer e garantir os direitos dos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos.