• Complexo Turístico Monumento À Paz Receberá Obras De Reforma E Um Novo Estatuto


    Luena - O Governador Ernesto Muangala realizou uma visita de constatação (15 de Maio) às instalações do Monumento à Paz, onde verificou o estado de conservação da biblioteca, recentemente reformada e convertida em sala de leitura, bem como de toda a estrutura.

    O Governador enfatizou a importância da aprovação do estatuto orgânico da instituição, tendo orientado a reactivação da comissão responsável pela sua efectivação o "mais rápido possível”, além da necessidade de se revitalizar o verde das árvores circundantes, visando restaurar o "pulmão” vital do complexo.

    Por seu turno, o Diretor do Monumento à Paz, Raimundo Machaí, que falava à imprensa no final do encontro, mencionou que uma das principais preocupações é o estado de degradação da infraestrutura, entretanto adiantou que há várias iniciativas de investimento privado no Monumento que carecem de um estudo para a sua aprovação de modo a não colidir com o propósito original do Memorial. A par disto, foi reaberta a biblioteca que comporta um armazém e uma sala de leitura.

    O Monumento à Paz é um dos locais mais visitados da cidade o Luena. A obra, construída à base de cobre e ferro, começou a ser erguida em Outubro de 2009, para homenagear a província Moxico, não apenas por ter sido um dos maiores palcos da guerra civil, mas acima de tudo por ser o símbolo da Paz e da Reconciliação Nacional, tendo lançado as bases definitivas para a sua construção, quando testemunhou em Março de 2002 a assinatura do Memorando de Entendimento do Luena, que culminou com a assinatura dos acordos de Paz e Reconciliação Nacional, no dia 04 de Abril de 2002.

    A obra foi inaugurada em 2012, pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos. Com 30 metros de altura, a infraestrutura é suportada por dois braços, que elevam a pomba branca, que simboliza a paz, ao ar. Dados indicam que, anualmente, o Monumento recebe, em média, mais de 12 mil visitantes, entre nacionais e estrangeiros.