Luena - O bairro Mandenbue (Man Nguxi), na periferia da cidade do Luena, vai beneficiar de 1,39 quilómetros de tapete asfáltico e iluminação pública, num projecto que será concluído em sete meses.
A obra, que está a cargo da empresa Prospero Divino Lda, vai custar 788.769.481,05 kwanzas, com a fiscalização da SAQIA Lda, soube-se durante o acto de consignação, ocorrido neste sábado, 16 de setembro, no bairro Mandenbue, uma actividade prestigiada pelo Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala. A obra está enquadrada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), correspondente à segunda fase de requalificação da cidade do Luena.
Segundo o Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Wilson Augusto, que falou durante o evento, a empreitada vai empregar 20 jovens estando criadas todas as condições de trabalho, pelo que apelou o cumprimento dos prazos e à qualidade da obra.
"Queremos obras com qualidade, que venham dignificar aqueles que são os nossos principais objectivos - a população que merece toda a nossa atenção”, disse, convidando os moradores a serem os principais fiscais.
Para o morador Joaquim Moisés, a iniciativa de asfaltagem e requalificação do seu bairro é louvável. "Teremos uma nova imagem e facilitará os automobilistas e a redução de casos de marginalidade”, afirmou.
Em 2022, os bairros Tchifuchi, Santa Rosa, Hospital, Nzanji e parte do Sangondo foram requalificados, com trabalhos de asfaltagem das ruas, melhoria da drenagem, iluminação pública e colocação de lancis e passeios. A requalificação teve um custo de nove mil milhões e 269 milhões de kwanzas, também financiados pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). Ainda no quadro da requalificação das ruas dos bairros periféricos do Luena foram igualmente asfaltados o troço Cine Luena/Urbanização 4 de Fevereiro/bairro Zorró, num raio de 10 quilómetros, num financiamento da empresa petrolífera Sonangol. Já nesta segunda fase, serão asfaltados 12 quilómetros nos troços Estrada Nacional 250 (EN250) - Maternidade Provincial até ao complexo escolar 11 de Novembro, Lar da 3.ª Idade - Centro Médico "Teixeira de Bravos”, Sambuatama, a via da Casa da Juventude e da EN 180 até à captação do rio Lumeje (via do alto campo).