• Bad Apresenta Projeto De 300 Milhões De Dólares Para Impulsionar Agricultura No Moxico


    Luena - Um novo horizonte se abre para a Província do Moxico com o anúncio de um ambicioso projecto de cadeias de valor agrícola. Financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e avaliado em mais de 300 milhões de dólares, o projecto, que será igualmente implementado nas províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e Cuando Cubango, visa impulsionar a produção nacional e diversificar a economia do país.

    O Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Victor Da Silva, reuniu-se na manhã de hoje (14) com os representantes do Banco Africano de Desenvolvimento para discutir os detalhes e preparativos para o lançamento do projecto, previsto para começar em 2025, com duração de 5 anos.

    Víctor da Silva, que falava na qualidade de Governador em exercício, disse que um dos desafios da província é a escassez de profissionais qualificados no sector agrícola, tendo sinalizado a necessidade de se investir na formação de recursos humanos para garantir a sustentabilidade do projecto a longo prazo.

    Durante a visita de 5 dias, a delegação do banco, chefiada pelo Director dos Serviços Nacional de Semente, Augusto Caetano da Silva, irá constatar os perímetros irrigados e infraestruturas de apoio, além de se reunir com autoridades locais e representantes do sector privado. O foco do projecto está na cultura de mandioca, milho, soja, arroz e trigo, culturas essenciais para a segurança alimentar e o desenvolvimento económico da região.