Moxico - O Ministro da Província Noroeste da República da Zâmbia, Robert Lihefu, e o Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, visitaram nesta quarta-feira, 1 de Novembro, o município do Luau, onde destacaram a importância do ramal ferroviário que liga Angola e Zâmbia, numa distância aproximada de 400km.
O ramal ferroviário, que faz parte do Corredor do Lobito, é visto como uma oportunidade para alavancar a economia dos dois países, facilitando as trocas comerciais, a criação de emprego, a partilha de experiências e outras acções que visam mitigar a pobreza e melhorar a condição de vida das populações.
Ao falar à imprensa, o Ministro da Província Noroeste da Zâmbia afirmou que "os nossos primeiros líderes conquistaram a paz e cabe a nós Governadores criar infraestruturas que proporcionem desenvolvimento às nossas províncias”. Por seu turno, o Governador do Moxico, reafirmou o compromisso de fortalecer a cooperação regional e o intercâmbio cultural entre as duas províncias vizinhas.
A visita ao Luau encerrou o terceiro dia de trabalho da delegação zambiana, que se encontra no Moxico desde o dia 30 de Outubro, no âmbito do 1º Encontro do Fórum de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural entre as Províncias do Moxico (Angola) e do Noroeste (Zâmbia).
Durante a sua estadia, a delegação visitou também os municípios do Léua, Cameia e Luacano, costatando as potencialidades e os projectos nas áreas de agricultura, saúde, energia e educação. No Luau, a delegação visitou o Hospital Municipal, o Aeroporto Internacional Rafael Sapilinha Sambalanga, o Instituto Técnico Agrário do Luau (ITAL) e a fronteira comum entre Angola e a República Democrática do Congo.
O 1º Encontro do Fórum de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural entre as Províncias do Moxico (Angola) e do Noroeste (Zâmbia) tem como objectivo reforçar os laços de amizade e cooperação entre as duas províncias, partilhar experiências e identificar oportunidades de desenvolvimento socioeconómico e cultural, bem como debater os desafios comuns em busca de soluções conjuntas.