O Governador em Exercício, Wilson Augusto, liderou hoje uma solenidade em memória dos mártires da repressão colonial, que completou 63 anos
Moxico (04.01), - O Governador em Exercício, Wilson Augusto, liderou hoje uma solenidade em memória dos mártires da repressão colonial, que completou 63 anos. O evento, que teve como lema "Com Espírito do 4 de Janeiro, Antigos Combatentes, Unidos para o Desenvolvimento de Angola”, contou com a participação de autoridades locais, militares e representantes da sociedade civil.
O Dirigente ressaltou a importância histórica da Baixa de Cassange, como um marco da luta pela Independência Nacional. "Queremos reiterar o compromisso do Governo com o reconhecimento dos antigos combatentes e veteranos da pátria, especialmente na sua integração em actividades produtivas que beneficiem a agricultura familiar", reiterou, o apelo igualmente à união de todos em torno dos ideais da nossa independência, e que contribuam para a construção de uma Angola mais forte e unida.”
Por seu turno, o Director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Alberto Calumbi Keshipoco, afirmou que valeu a pena os angolanos no passado terem lutado para libertar o país do jugo colonial português.
A cerimónia também foi marcada pela entrega simbólica de cartões aos pensionistas Antigos Combatentes, resultado do processo de recadastramento e prova de vida e de dignificação dos Veteranos da Pátria. O cartão irá facilitar o acesso aos benefícios que o Governo irá disponibilizar.