moxico.gov.ao
Sociedade
03 Fevereiro de 2024 | 22h02

MOXICO HOMENAGEIA HERÓIS DO 4 DE FEVEREIRO COM FORTE APELO À UNIÃO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO

O Vice-Governador afirmou que “o exemplo deles deve nos inspirar para enfrentarmos os desafios atuais, que se substanciam na união de forças para o desenvolvimento socioeconômico da província e do país

Moxico - Sob o lema "4 de Fevereiro: Preservando os Valores da Pátria, Honremos os Nossos Heróis", o Município do Léua acolheu hoje, 3 de fevereiro, o Acto Provincial alusivo ao Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional. A cerimónia foi presidida pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Víctor da Silva, que destacou a importância histórica e simbólica da data, que assinala o início da resistência armada contra o colonialismo português, em 1961.

Em representação do Governador da Província, Ernesto Muangala, o Vice-Governador recordou a memória dos heróis do 4 de Fevereiro, que há 63 anos, se lançaram ao assalto de várias instalações militares e policiais em Luanda, com o objetivo de libertar os presos políticos e desencadear uma revolta popular. Apesar de terem sido brutalmente reprimidos pelas forças coloniais, os heróis do 4 de Fevereiro abriram caminho para a luta armada que durou 14 anos e culminou com a proclamação da independência do país, a 11 de Novembro de 1975.

O Vice-Governador afirmou que "o exemplo deles deve nos inspirar para enfrentarmos os desafios atuais, que se substanciam na união de forças para o desenvolvimento socioeconómico da província e do país, na preservação da paz, e no apoio às reformas políticas, económicas e sociais em curso, que concorrem para a melhoria das condições de vida da população”.

Víctor da Silva apelou à união, à solidariedade, à tolerância, ao diálogo e à participação de todos na construção de um futuro melhor para o nosso país e a província em particular, para honrar o legado dos heróis do 4 de Fevereiro e de todos os que lutaram pela nossa liberdade.

A cerimónia contou com a presença de várias autoridades e personalidades da província, como representantes de partidos políticos, organizações da sociedade civil, autoridades tradicionais e entidades religiosas, e foi marcada por uma deposição de coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido e um ato político com desfiles culturais da associação das mulheres e dos antigos combatentes.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais