Luena - Sob o lema "Juntos pela restauração, Angola na vanguarda pela conservação", o Governo do Moxico, através do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, realizou na quarta-feira, 5 de Junho, um workshop sobre Gestão Ambiental no Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM).
A actividade foi presidida pelo Governador em exercício, Wilson Augusto, que, no discurso de abertura, enfatizou a importância de restaurar e conservar a biodiversidade de Angola, tendo alertado que os recursos naturais estão constantemente ameaçados por factores como alterações climáticas, exploração excessiva de madeira, caça furtiva e queimadas, e destacou a necessidade de enfrentar esses desafios com coragem, determinação, sentido de estado, patriotismo e acções concretas.
O workshop abordou temas como alterações climáticas em Angola, conscientização e educação ambiental, o impacto do comércio de mel e da carne de caça, além da apresentação de estudos realizados pela Iniciativa Africana de Conservação de Chitas (IACC) e pela Fundação Lisima Liamono. Os debates proporcionaram um espaço para troca de conhecimento e discussão sobre práticas sustentáveis.
A Semana do Ambiente, que teve início oficial aos 28 de Maio no Município dos Bundas Comuna do Lutembo, com uma formação sobre educação ambiental com os professores, alunos e a comunidade no geral e nos dias 6 e 7 de junho, promovendo uma maior conscientização e envolvimento da comunidade na preservação ambiental.