João Ernesto dos Santos, auscultou neste sábado, 27 de Abril, no pavilhão Gimnodesportivo 27 de Março, os pensionistas desta região do território nacional.
Na ocasião, os pensionistas apresentaram as dificuldades que enfrentam desde que lhes foi retirado o subsídio, e pediram que a situação seja resolvida.
Por sua vez, o Diretor Nacional dos Antigos Combatentes, Casimiro Vati, ao apresentar os dados do recadastramento e prova de vida, informou que para a Província do Moxico foram cadastrados vinte e quatro mil e duzentos e quarenta (24.240) pensionistas, dos quais foram recadastrados quinze mil duzentos e dez (15.210). Não compareceram nove mil e vinte e cinco (9.025) assistidos por razões desconhecidas. Destes, reuniram todos os requisitos e foram aprovados nove mil quatrocentos e sete (9.407) pensionistas. Cinco mil oitocentos e oito (5.808) pensionistas apresentaram as seguintes incompatibilidades: nascidos após 1959, viúvas com idade inferior à estipulada, órfãos de guerra acima da idade limite e sem aproveitamento escolar, e deficientes sem a perícia actualizada.
Ao falar à imprensa no fim do encontro de auscultação, o Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade”, afirmou que o processo está em conformidade com a lei e que está previsto o aumento da pensão dos antigos combatentes e dos filhos dos antigos combatentes com aproveitamento escolar, e que tudo está sendo feito para a efetivação desta pretensão.
É importante lembrar que o Ministro da Defesa realizou o mesmo exercício nas Províncias das Lundas Norte e Sul, e hoje foi a vez do Moxico.