moxico.gov.ao
Economia
18 Julho de 2024 | 09h07 - Actualizado em 18 Julho de 2024

MINISTÉRIO DO PLANEAMENTO AVALIA INFRAESTRUTURAS NO LUAU

No âmbito do Projecto “Diversifica Mais” , financiado pelo Banco Mundial com um investimento de 300 milhões de dólares

Moxico – Uma equipe de especialistas do Projecto "Diversifica Mais” , financiado pelo Banco Mundial com um investimento de 300 milhões de dólares, trabalha desde o dia 17 de Julho na província do Moxico, no município fronteiriço do Luau, para avaliar detalhadamente as infraestruturas locais,  essenciais para o desenvolvimento do Corredor do Lobito.

A delegação que incluiu ainda os membros da Unidade Técnica de Gestão Coordenada de Fronteira, liderada pelo Secretário Bráulio Fernandes e o coordenador regional, Sikuete Viagem, foi recebida pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Víctor da Silva, no Salão  Nobre do Governo, horas antes de seguir viagem ao Luau, onde trabalharam nos dias 17 e 18. 

 Na ocasião, o Vice-Governador para Área Política Social e económica Victor da Silva, ressaltou a importância do projecto para o desenvolvimento da província que, na sua visão, permitirá que o Luau se torne um ponto estratégico no Corredor do Lobito e atrair investimentos. O que pressupõe a melhoria nas infraestruturas logísticas, fronteiriças e vias de comunicação, para dinamizar o a economia local e criação de empregos. 

Durante a visita, a equipe inspecionou a fronteira do Luau com a RDC, incluindo a nova estação aduaneira e fase de conclusão, que integrará serviços de imigração, polícia fiscal e administração geral tributária (AGT), e Estação do CFB, entre outros. 
A missão incluiu reuniões com a
Administração Municipal e a  apreciação do relatório da Sub-unidade Técnico Local de Gestão Coordenada de Fronteiras, que sublinhou a necessidade de melhorias para facilitar o comércio e combater o contrabando de combustível.

O projecto "Diversifica Mais" pretende criar um ambiente propício ao investimento privado e ao crescimento das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em sectores não-petrolíferos. Com base nas informações recolhidas, será elaborado um relatório e respectivo plano de acção para implementar melhorias significativas nas infraestruturas e serviços fronteiriços do Luau.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais