moxico.gov.ao
Governo
23 Novembro de 2023 | 20h11

JAPÃO APOIA DESMINAGEM DE CINCO ÁREAS NO MOXICO: mais de 600 mil dólares em doações e cerca de 279 mil metros quadrados desminados

Cerimónia de entrega das áreas desminadas contou com a presença do Vice-Governador para o Sector Político e o Embaixador do Japão em Angola

Luena - Cinco áreas que estavam contaminadas por minas na província do Moxico foram desminadas e entregues formalmente nesta quinta-feira, 23 de Novembro, no âmbito do convénio de financiamento do governo japonês na acção contra minas, referente ao período de abril de 2022 a março de 2023.

A cerimónia de entrega contou com a presença do embaixador do Japão em Angola, Suzuki Toru, do vice-governador para o sector político, social e económico, Víctor da Silva, e do Director da Mines Advisory Group (MAG) em Angola, Nelson Veríssimo.

O embaixador do Japão adiantou que o seu país fez uma doação de 600.976 dólares norte-americanos, em 2022, para que fosse realizada a desminagem de 279.333 metros quadrados em cinco zonas afectadas por minas no município do Moxico, tendo sido concluída com êxito.

Por seu turno, o Vice-Governador agradeceu ao governo japonês pelo apoio na remoção de minas e outros engenhos, especialmente no Moxico, que foi palco de muitas batalhas, e apontou os ganhos, tendo considerado que "este acto eleva o grau de confiança na relação entre os dois países”.

"Os espaços que outrora não era possível circular, onde muitas vidas foram perdidas, hoje, estão livres de minas, e podem ser utilizados para agricultura, a construção de infraestruturas e a circulação de pessoas e bens. A ponte sobre o rio Canhengue é um ganho imediato dessa acção de desminagem”, disse Víctor da Silva.

O Embaixador do Japão, Suzuki Toru, trabalha na província do Moxico de 22 a 24 de Novembro, com o objectivo de verificar o impacto do projeto de desminagem financiado pelo seu país e reforçar os laços de amizade com a província. Ontem (22) o Embaixador reuniu-se com o Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, e manifestou o interesse do seu país em investir na produção de arroz e no corredor do Lobito, e no cumprimento da sua agenda participou hoje (23) da cerimónia de entrega de cinco áreas desminadas pela MAG.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais