moxico.gov.ao
Saúde
08 Dezembro de 2023 | 12h12

HOSPITAL-GERAL DO MOXICO REALIZA CAMPANHA DE CIRURGIAS GRATUITAS DE LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA

Ao proceder à abertura oficial da campanha, o Vice-Governador considerou o evento como “um momento especial em que se uniram esforços para devolver a felicidade às crianças e acabar com o estigma e a baixa autoestima”

Luena - O Hospital-Geral do Moxico (HGM) acolhe, de 08 a 15 de Dezembro de 2023, a campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda palatina, com o objectivo de "solidarizar-se com as pessoas portadoras dessas condições e devolver-lhes o sorriso saudável”. A acção tem como meta operar 30 crianças, conforme os dados apresentados pelo médico maxilo facial, Dr. Victorino Jamba.

A campanha, que arrancou hoje (08), na sala de conferências do HGM, sob o lema "Por um Natal solidário, devolvamos a felicidade das crianças”, contou com a participação do Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Víctor da Silva, do Diretor-geral do HGM, Dr. Zadoque Miza, e de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde e várias entidades.

Ao proceder à abertura oficial da campanha, o Vice-Governador considerou o evento como "um momento especial em que se uniram esforços para devolver a felicidade às crianças e acabar com o estigma e a baixa autoestima” que sofrem por causa das suas deformidades. Víctor da Silva elogiou a resiliência e a coragem dos pacientes e das famílias, tendo reafirmado o compromisso do Governo Provincial com a saúde das crianças e adolescentes. "Convidamos todos a apoiarem iniciativas como esta, que contribuem para uma jornada de esperança e transformação na vida das pessoas”, disse o dirigente.

O momento foi ainda marcado pela entrega de presentes e o testemunho de uma das pacientes já operadas, Joaquina "Princesa" Macedo, que apadrinhou o programa para incentivar a participação dos familiares e crianças, bem como combater o bullying e a discriminação pela deformidade. 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais