moxico.gov.ao
Saúde
25 Março de 2024 | 16h03

GOVERNADOR AVALIA SERVIÇOS DE HEMODIÁLISE NO HOSPITAL GERAL DO MOXICO

A visita incluiu uma reunião com os médicos e a análise das condições de tratamento para pacientes com insuficiência renal.

Luena, Moxico - Na manhã desta segunda-feira, 25 de Março, o Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, realizou uma visita de trabalho ao Hospital Geral do Moxico, na unidade de Hemodiálise. Durante a visita, o Governador participou da reunião semanal dos médicos.

O Governador, que é igualmente médico de profissão, expressou preocupação com o aumento de casos de hipertensão arterial entre os jovens da Província, uma condição que contribui significativamente para as insuficiências renais, tendo como principais causas as diabete, malária e hipertensão arterial.

A visita permitiu identificar as necessidades da unidade de Hemodiálise, e na ocasião, o Director do Gabinete Provincial da Saúde, Tiago Mário, avançou que estão em andamento esforços para recrutar um nutricionista e um assistente social para melhorar o atendimento aos pacientes, apontando que o hospital serve como referência na Província, especialmente no serviço de pediatria, que dispõe de 64 camas, onde diariamente 10 a 12 crianças dão entrada à Unidade sanitária e como consequência, tornam o número de camas insuficiente.

Para reduzir a superlotação, o hospital Geral tem transferido pacientes para o Hospital Municipal do Moxico e o centro de saúde Teixeira Bravo para internação de crianças, medidas, entretanto temporárias até a conclusão do Centro Materno Infantil, localizado no centro da cidade do Luena.

Tiago Mário alertou ainda que a Província registrou casos de conjuntivite hemorrágica, com 6 casos no Luena e 2 em Camanongue, lançando um apelo à população a adotar medidas preventivas, como lavar as mãos e evitar tratamentos tradicionais não autorizados.

No final da visita, o Governador Provincial procedeu a entrega de uma viatura do tipo Toyota Landcruiser 4×4 ao Hospital Geral para facilitar o transporte de pacientes da hemodiálise, muitos dos quais residem a mais de 10 km de distância e em muitos casos provenientes das províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Bié.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais