moxico.gov.ao
Saúde
26 Outubro de 2022 | 15h11 - Actualizado em 26 Outubro de 2022

GOVERNADOR AVALIA REDE SANITÁRIA DO LUENA

Seis unidades de saúde foram avaliadas hoje, pelo Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala

Seis unidades de saúde foram avaliadas hoje, pelo Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, no quadro da agenda de trabalho de cinco dias ao município do Moxico.

O funcionamento das unidades, a qualidade e disponibilidade dos serviços, o estado de conservação dos equipamentos e infraestruturas, bem como o quadro de recursos humanos, estiveram entre os principais focos de atenção, num extenso trabalho de campo que incluiu visitas aos postos médicos de Sacassanje e Sinai Velho, aos centros de saúde dos bairros 4 de Fevereiro e Social da Juventude, além do centro médico da Centralidade Heróis de Kangamba e o Hospital Municipal.

No final das visitas, o Governador Provincial deu nota positiva a capacidade  de cobertura da rede sanitária da cidade, reconhecendo a necessidade de mais investimentos em recursos humanos, manutenção de equipamentos e infraestruturas, e autonomia financeira para gestão das unidades.

"A cidade do Luena tem uma boa rede sanitária, saímos daqui satisfeitos na medida em que as dificuldades apresentadas podem ser superadas. Por isso estamos aqui: para trabalharmos juntos na melhoria dos serviços”, disse Ernesto Muangala, acrescentando que é necessário formar continuamente os profissionais, tendo lançado perspectivas animadoras. "Há muitos médicos locais, que foram enviados para receber formação e ao longo dos anos contaremos com enquadramento de novos trabalhadores”, disse, em referência aos concursos públicos no sector da saúde.

Entre as principais dificuldades destaca-se o não funcionamento de vários equipamentos e serviços no hospital municipal, como é caso do bloco operatório e a máquina  de Rai-X, a inexistência de um médico-cirurgião e outros especialistas, incluindo ginecologistas, contando actualmente com 18 médicos, 106 enfermeiros, 140 camas e uma capacidade de atendimento de 200 pacientes por dia.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais