Novembro azul - Chá de ideias, sobre a prevenção do câncer da próstata reúne dirigentes e sociedade civil no Moxico
Luena- No âmbito da campanha Novembro Azul, que visa sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da próstata, realizou-se hoje, sexta-feira (24), no Luena, um chá de ideias que reuniu e a sociedade civil.
A Dr. Madalena da Cruz, especialista em urologia, que dissertou sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, reconheceu que muitos morreram por não conhecerem sobre a doença. A especialista esclareceu sobre as causas, os sintomas, o tratamento e os cuidados para a prevenção, tendo apelado à necessidade de se quebrar os tabus e os preconceitos que ainda existem em torno do câncer da próstata.
Dentre os factores de risco, citou a idade, o histórico familiar, a cor de pele e a obesidade. "O homem da raça negra é mais propenso a ter câncer da próstata. Deve-se ter cuidado com a alimentação, pois a doença no princípio é assintomática”, disse a especialista.
Na ocasião, o Governador Provincial apelou, no discurso de encerramento, aos homens para realizarem o teste de câncer da próstata, no sentido de prevenir a doença e melhorar a saúde masculina. Ernesto Muangala disse que os desafios da saúde que a população enfrenta são variados e complexos, resultantes de comportamentos de risco associados a esta doença. Por isso, deve-se contar com o apoio de todos e com a ajuda dos especialistas e técnicos que neste momento estão a trabalhar nas unidades sanitárias, com vistas a dar respostas a estes e outros problemas de saúde pública.