Moxico - Em uma cerimónia solene realizada no histórico local de Boma, nos arredores da cidade de Luena, o Embaixador Adjunto do Zimbábue em Angola, Marshall Mberi, prestou homenagem na manhã desta terça-feira 16 de Julho, aos ex-combatentes de guerra que lutaram pela independência do Zimbábue. A visita do diplomata faz parte de uma agenda de três dias na Província do Moxico.
Durante o evento, Marshall Mberi depositou uma coroa de flores em memória dos cerca de 1.500 ex-combatentes zimbabweanos que foram assassinados pelo exército sul-africano a 26 de Fevereiro de 1979, um ano antes da independência do Zimbábue.
Em declarações à imprensa, o embaixador destacou o papel crucial que Angola desempenhou na luta pela libertação, reforçando a união histórica entre os dois povos na resistência contra o regime do "apartheid” em vigor na África do Sul naquela época.
"O sacrifício dos nossos irmãos e irmãs aqui no Boma não será esquecido. Este Acto representa um lembrete solene da luta pela liberdade," afirmou Marshal Mberi que, igualmente, sinalizou para a necessidade de construção de um memorial no Boma.
Já o regedor Ernesto Francismo Mo Mboma, regedor da localidade do Boma, afirmou que este gesto valoriza o sacrifício de muitos compatriotas que perderam a vida no Boma naquela altura, tendo na ocasião valorizado o feito dos dois Governos de Angola e Zimbabué apelando que o Memorial seja construído para dignificar aqueles que tombaram pela Causa.