moxico.gov.ao
Saúde
07 Fevereiro de 2024 | 19h02

COMISSÃO DISCUTE MEDIDAS CONTRA A CÓLERA E A QUEDA NO SISTEMA DE ÁGUA DA CIDADE DO LUENA

Não existem casos de cólera, e há um engajamento coordenado para se resolver o problema do deslocamento da conduta adutora que leva a água do rio Lumege à EPAS

Luena - O Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Victor da Silva, reuniu-se nesta quarta-feira (7) com uma equipa multissectorial para avaliar o plano de contenção da cólera e o impacto da queda do sistema de distribuição de água na cidade do Luena.

Víctor da Silva sinalizou que há um engajamento coordenado para se resolver o problema do deslocamento da conduta adutora que leva a água do rio Lumege até ao sistema de tratamento da EPAS, que foi danificada pelas chuvas, afetando deste modo o abastecimento de água na cidade. O governante apelou à colaboração da população para seguir as orientações de prevenção e controlo da cólera.

Por seu turno, o Director do Gabinete Provincial da Saúde, Tiago Mário, explicou que a maioria dos países da África Austral registaram casos da doença, incluindo os que fazem fronteira com Angola, como os casos da RDC e da Zâmbia, tendo informado que ainda não foram registados casos no país e que, muito recentemente, foram feitas visitas aos municípios fronteiriços para verificar a situação.

A CÓLERA é uma doença grave e contagiosa transmitida pelo consumo de água ou alimentos contaminados pelo micróbio da doença, e pode levar à morte se a pessoa doente não for tratada rapidamente, porque perde muitos líquidos devido à diarreia e vómitos.

Para a prevenção, beber e usar água tratada ou fervida, lavar as mãos e primar pela higiene pessoal, cozinhar bem os alimentos e guardá-los tapados, limpar e desinfectar  a latrina ou a casa de banho frequentemente, e manter o ambiente limpo. Se tiver sintomas de cólera, procure a Unidade Sanitária mais próxima.





Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais