moxico.gov.ao
Infraestruturas
15 Maio de 2024 | 10h05 - Actualizado em 17 Maio de 2024 | 10h20

CENTRAL FOTOVOLTAICA DO LUENA ENTRA EM PLENO FUNCIONAMENTO NO MÊS DE JUNHO

A finalização dos testes e ajustes de proteção e fluxo de carga na rede está programada para o final de Maio.

Moxico - A Central Fotovoltaica do Luena entrará em pleno funcionamento em junho deste ano, estando a conclusão dos trabalhos de interligação da rede elétrica marcada para o dia 30 de Maio. O projecto vai reforçar a capacidade de distribuição de energia elétrica na cidade, adicionando mais de 26 MW à rede local.

O Governador Ernesto Muangala, acompanhado por Membros do Governo Provincial, visitou, na última quarta-feira, 15, a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) para aferir os desafios no fornecimento de energia e as razões dos constantes cortes que têm impactado os residentes. O Director da ENDE, Arnaldo Carlos, apresentou um panorama detalhado da situação actual e das estratégias implementadas para melhorar o serviço, que passa por um melhor aproveitamento da central hidroelétrica e a conclusão dos trabalhos de interligação da rede.

Com um total de cinco centrais - três térmicas, uma hídrica e a nova fotovoltaica - a ENDE enfrenta desafios financeiros e técnicos, incluindo uma dívida acumulada que excede 2 mil milhões de kwanzas,  o combate ao furto de energia e a vandalização dos equipamentos. A central fotovoltaica, já operacional em fase experimental, demonstrou capacidade de atender à demanda energética, que ronda os 20 MW.

A finalização dos testes e ajustes de proteção e fluxo de carga na rede está programada para o final de Maio, o que se espera que resulte em uma melhoria substancial no fornecimento de energia, além da redução do consumo de combustíveis.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais