A finalização dos testes e ajustes de proteção e fluxo de carga na rede está programada para o final de Maio.
Moxico - A Central Fotovoltaica do Luena entrará em pleno funcionamento em junho deste ano, estando a conclusão dos trabalhos de interligação da rede elétrica marcada para o dia 30 de Maio. O projecto vai reforçar a capacidade de distribuição de energia elétrica na cidade, adicionando mais de 26 MW à rede local.
O Governador Ernesto Muangala, acompanhado por Membros do Governo Provincial, visitou, na última quarta-feira, 15, a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) para aferir os desafios no fornecimento de energia e as razões dos constantes cortes que têm impactado os residentes. O Director da ENDE, Arnaldo Carlos, apresentou um panorama detalhado da situação actual e das estratégias implementadas para melhorar o serviço, que passa por um melhor aproveitamento da central hidroelétrica e a conclusão dos trabalhos de interligação da rede.
Com um total de cinco centrais - três térmicas, uma hídrica e a nova fotovoltaica - a ENDE enfrenta desafios financeiros e técnicos, incluindo uma dívida acumulada que excede 2 mil milhões de kwanzas, o combate ao furto de energia e a vandalização dos equipamentos. A central fotovoltaica, já operacional em fase experimental, demonstrou capacidade de atender à demanda energética, que ronda os 20 MW.
A finalização dos testes e ajustes de proteção e fluxo de carga na rede está programada para o final de Maio, o que se espera que resulte em uma melhoria substancial no fornecimento de energia, além da redução do consumo de combustíveis.