Luena - O Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Wilson Augusto, visitou hoje (6) a Captação de água do rio Luena, que serve de alternativa para abastecer parte da cidade. O dirigente, que esteve ontem no local onde ocorreu o deslocamento da conduta adutora que leva a água do rio Lumege até ao sistema de tratamento da EPAS, voltou novamente ao local hoje, para acompanhar os trabalhos preliminares para a resolução do problema.
O sistema de captação do rio Luena é composto por um centro de tratamento (Sangondo) e um Centro de Distribuição (Tchifutchi), contando igualmente com um tanque elevado com capacidade para 750m³ para o fornecimento de até 2.000m³ por dia.
Por outro lado, decorrem as obras de asfaltagem que ligam o bairro Social à Captação do rio Lumege, que começaram em julho de 2023. Orçada em cerca de 2,3 mil milhões de kwanzas, a empreitada visa melhorar a circulação rodoviária e prevenir a progressão de ravinas, numa extensão de mais de 4 km e largura de nove metros, estando a cargo da empresa Chifil Lda, sob a fiscalização da Consul Pro, com conclusão prevista para junho de 2024. Entretanto, poderá sofrer atrasos devido às fortes chuvas que assolam a cidade e à avaria recente da conduta adutora.