moxico.gov.ao
Agricultura
12 Outubro de 2023 | 10h10 - Actualizado em 13 Outubro de 2023

CAMANONGUE TEM 80 MIL HECTARES DE TERRAS FÉRTEIS PARA PRODUÇÃO DE GRÃOS

A região de Sanama se destaca pela facilidade das vias de acesso, existência de água e energia, e qualidade do solo.

Moxico – Segundo o Secretário de Estado para Economia, Ivan dos Santos, que visitou três localidades do município, na quinta-feira última (12), foram identificados 80 mil hectares de terras propícias para o cultivo de grãos, sendo que a região de Sanama se destaca pela facilidade das vias de acesso, existência de água e energia, e qualidade do solo.

Ivan dos Santos, que é igualmente Coordenador da Unidade Técnica de Acompanhamento (UTA) que trabalha na província desde o dia 11, afirmou que o Planagrão poderá contar com investimento directo estrangeiro, sendo que o próximo passo será a análise técnica e criteriosa dos processos para o lançamento do programa. Quanto ao acesso ao financiamento, disse que obedecerá uma modalidade clássica, para se evitar que os promotores enfrentem "obstáculos burocráticos” no quadro da solicitação do crédito.

Por seu turno, o Director do Gabinete Provincial da Agricultura Pecuária e Pesca, António Maia Sanjesse, sinalizou que nos próximos dias chega à província uma equipa técnica para um acompanhamento minucioso, que visa a colheita de amostras e preparação de terras.

O Planagrão tem um orçamento de 43 mil milhões de kwanzas pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e vai ser desenvolvido inicialmente nas províncias do Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul e Cuando Cubango, numa área de dois milhões de hectares.

A nível da província do Moxico, foram identificados 452 mil hectares em cinco municípios: Camanongue, Cameia, Alto Zambeze, Bundas e Luau. 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais