moxico.gov.ao
Sociedade
17 Janeiro de 2024 | 11h01 - Actualizado em 18 Janeiro de 2024

VICE-GOVERNADOR PARTICIPA DAS CELEBRAÇÕES DO 32º ANIVERSÁRIO DA IGAE

O Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Wilson Augusto, destacou a IGAE como uma instituição fundamental para a segurança da legalidade, da transparência e eficácia da Administração Pública

Moxico- Sob o lema "Juntos na promoção de boas práticas de governação”, a Delegação Provincial da Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE), no Moxico, realizou nesta quarta-feira, 17 de janeiro, uma conferência no âmbito das festividades alusivas à institucionalização deste órgão da Administração do Estado. 

Ao fazer o discurso de abertura, o Governador em exercício, Wilson Augusto, afiançou que vivemos em um mundo onde a transparência, integridade e responsabilidade são fundamentais para o funcionamento adequado das instituições. Neste contexto, a IGAE é uma ferramenta essencial para garantir que estes valores não se percam no emaranhado da complexidade administrativa e organizacional, e este órgão representa a vanguarda na busca pela eficiência, integridade e responsabilidade em todas as esferas.

Ao concluir, o governante parabenizou o coletivo de inspetores, pessoal administrativo e técnico da Inspeção Geral da Administração do Estado pelo 32.º aniversário. Temas como regras de execução orçamental, o papel da IGAE no controlo dos órgãos do Estado, ética e deontologia profissional na prestação dos serviços públicos e a responsabilização criminal no exercício de funções públicas foram abordados durante a conferência. 

Já são percorridos 32 anos desde que a IGAE foi institucionalizada, cumprindo com a sua missão de inspeção, fiscalização, auditoria, supervisão, controle, sindicância e averiguação dos atos praticados por entes públicos, afirmou o delegado provincial do Moxico, José Maria Chaves Amândio. Os participantes da conferência louvaram a iniciativa, pois saíram mais capacitados sobre o funcionamento da instituição e como deve ser a participação do cidadão no processo de inspeção para uma governação mais participativa e desenvolver a cultura de denúncia.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais