A Sérvia pretende cooperar na produção e transformação de cereais, como trigo, milho e soja, que são culturas estratégicas para a segurança alimentar.
Moxico - O embaixador da Sérvia em Angola, Milos Perisic, manifestou o interesse do seu país em investir no potencial agrícola da província do Moxico. O diplomata proferiu esta declaração esta segunda-Feira, 16 de Outubro, durante uma visita ao Luena, capital da Província do Moxico, onde reuniu com as autoridades locais e visitou alguns projectos de impacto social.
Ao apresentar as potencialidades da Província, o Vice-Governador do Moxico para o sector Político, Social e Económico, Victor da Silva asseverou que Moxico tem terras aráveis e solos férteis, rico em Flora e Fauna, e está aberto para investimentos, tendo assim convidado os empresários Sérvios para investirem em Angola e no Moxico, especificamente.
Perisic disse que Sérvia quer desenvolver relações entre a província do Moxico e as províncias do seu país, bem como apresentar as oportunidades de negócio aos empresários e investidores sérvios, tendo destacado que a Sérvia pretende cooperar na produção e transformação de cereais, como trigo, milho e soja, que são culturas estratégicas para a segurança alimentar.
O embaixador visitou a fábrica de fuba localizada no km 30, a sul da cidade do Luena, a Captação de água do Rio Lumege, e o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), onde se inteirou dos projectos em curso na área da agricultura, manifestando, na ocasião, o interesse de trabalhar na produção agrícola e participar do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos - Planagrão.