moxico.gov.ao
Infraestruturas
24 Julho de 2024 | 12h08 - Actualizado em 24 Julho de 2024

SECRETÁRIO DE ESTADO PROMETE MELHORIAS NA ENERGIA DO MOXICO

Arlindo Carlos enfatizou que a central fotovoltaica do Luena tem sido fundamental na redução dos custos operacionais e na diminuição do uso de diesel

A delegação que incluiu o Vice-Governador Para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Wilson Augusto, Directores Nacionais e responsáveis das empresas públicas do sector, visitou igualmente a Central Fotovoltaica do Luena, a Central Diesel Luena 2, a Subestação Eléctrica do Luena e a Central Térmica Luena 3.

No final, o Secretário detalhou a situação actual do fornecimento de energia na Província, reconhecendo as restrições enfrentadas, especialmente o déficit de 2 MW no período de pico entre as 18h e 22h, provocado por uma falha temporária na sincronização do sistema, que entretanto será superado dentro de dias, por uma equipa técnica que já se encontra na Província.  Adiantou que, durante o dia, o Luena recebe os 14 MW necessários, o que em circunstâncias normais permite atender a necessidade.

"Estamos a trabalhar  para resolver o déficit  no período de pico. A equipe técnica já está mobilizada para estabelecer o sincronismo entre as centrais produtoras de energia, o que garantirá a superação dessa limitação no fornecimento de energia", afirmou o Secretário.

CENTRAL FOTOVOLTAICA É UM GANHO 

Arlindo Carlos enfatizou que a central fotovoltaica do Luena tem sido fundamental na redução dos custos operacionais e na diminuição do uso de diesel, trazendo benefícios tanto económicos quanto ambientais. "A central  fotovoltaica representa um ganho significativo para a PRODEL e para o sector elétrico do país, além de melhorar a qualidade de vida da população ao reduzir a poluição ambiental", destacou.

O Secretário de Estado também abordou a necessidade de melhorias e expansão na rede de distribuição para garantir que mais cidadãos do Luena e áreas periféricas tenham acesso à eletricidade. "Estamos empenhados em mobilizar recursos e acções firmes para melhorar a qualidade e a expansão da rede de distribuição. A eletricidade é um bem essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade, e o PIB regional do Moxico deve contribuir para o PIB nacional", concluiu.

Actualmente, a rede elétrica da Província enfrenta um déficit de 2 MW durante o período de pico, das 18h às 22h, devido à falta de sincronismo entre as centrais. No entanto, durante o dia, a demanda de 14 MW é plenamente atendida. A criação de redundâncias e a revisão de procedimentos operacionais são medidas em andamento para superar essas limitações e garantir um fornecimento estável e eficiente para a população do Moxico.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais