moxico.gov.ao
Economia
18 Janeiro de 2024 | 11h01 - Actualizado em 19 Janeiro de 2024

RIO TINTO INVESTE MAIS DE CINCO MILHÕES DE DÓLARES EM PROJECTOS MINEIROS NO MOXICO

A multinacional australiana Rio Tinto investiu USD 5,6 milhões para a produção de metais básicos, entre os quais zinco, cobre, titânio e alumínio, na província do Moxico

Luanda – A multinacional australiana Rio Tinto investiu cinco milhões 668 mil e 400 dólares (um dólar vale kz 828,348) no projeto para a produção de metais básicos, entre os quais zinco, cobre, titânio e alumínio, na província do Moxico.

A informação foi avançada nesta quarta-feira, 18 de Janeiro, pela representante da Comissão de Negociação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Mara de Oliveira, quando fazia uma breve resenha da negociação com a Rio Tinto, no ato de assinatura de contrato.

A responsável fez saber que a produção dos metais básicos será feita nos municípios do Alto Zambeze e Bundas, no Moxico, numa extensão de 9 mil 887,661 quilómetros quadrados.

Explicou que a participação do Estado no projeto é de 0,1% do produto em espécie, ao abrigo do Código Mineiro, sendo que os incentivos fiscais estão avaliados em 20 por cento, como prémio de investimento, e três anos de período de graça.

Por seu turno, o Diretor-geral da Rio Tinto Angola, Canga Xiaquivuila, considerou o contrato como um novo ciclo da multinacional em Angola, pois passará a operar num dos recursos minerais fundamentais para a transição energética, na província do Moxico.

Fez saber que os metais básicos são necessários para a produção de tecnologias limpas e renováveis, contribuindo para a diversificação da atividade mineira em Angola.

"A Rio Tinto pretende ser um parceiro estratégico do Estado angolano para o desenvolvimento do setor dos Recursos Minerais, com exploração e transformação dos materiais que o mundo necessita para crescer e desarborizar as economias, encontrar ganhos mútuos e novas oportunidades”, frisou.

De acordo com o Vice-Governador para a área política, social e económica, Victor da Silva, o projeto terá impacto no desenvolvimento socioeconómico da província, através da arrecadação de receitas, bem como a geração de novos empregos locais, entre outras vantagens sociais.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, mostrou-se satisfeito, principalmente pelo recrutamento local que o projeto irá providenciar para a juventude.

Tendo o governante enaltecido também o fato de o projeto implicar a diversificação do setor e, consequentemente, da economia do país.

Segundo o ministro, o acordo é um ato relevante, pelo convénio com uma das maiores empresas de mineração global, com trabalhos com commodity que permitem o contínuo desenvolvimento do planeta, bem como a melhoria da qualidade de vida das populações, o que facilitará também a transição energética.

O Grupo Rio Tinto é um conglomerado anglo-australiano, com escritório central em Londres, no Reino Unido. Produz minério de ferro, cobre, alumínio, carvão, dióxido de titânio, urânio e diamantes.

O grupo possui operações em mais de 20 países de cinco continentes: América do Norte, Oceania, América do Sul, África e Europa.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais