Moxico- Antónia Florbela Araújo, que trabalhou na Província do Moxico, no âmbito da divulgação do papel do Provedor de Justiça na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, nos dia 17, 18 e 19 de Julho do corrente ano, faz um balanço positivo.
O programa de três dias foi concluído com êxito e os objetivos alcançados com Sucesso os encontros com o Juiz Presidente da Comarca do Moxico o Sub procurador Geral da República titular da Pasta no Moxico, Magistrados do Ministério Público e Magistrados Judiciais, o encontro com o comité dos Direitos humanos, Conselho Provincial da Ordem dos Advogados, audiência a cidadãos e a palestra sobre o papel da Provedoria do Provedor de Justiça bem como visitas a Unidades, Sanitárias, lar de idosos, serviços penitenciários foram proveitosos.
Tendo recomendado, a construção de um Hospital Pediátrico, e que o lar de idosos Rainha Nhakatolo seja um modelo para as demais Províncias, mostrou-se satisfeita com o facto de o Moxico não apresentar excessos de prisões preventivas, morosidade processual muito menos superlotação nos serviços penitenciários.
Disse ainda que, um dos principais objectivos da visita foi alcançado com a garantia do Governo do Moxico de criar condições para a implementação dos serviços Províncias nesta Circunscrição.
Florbela Araújo reforçou o seu compromisso de advogar junto dos órgãos decisórios pela Província e os vários problemas que lhe foram apresentados.