moxico.gov.ao
Educação
26 Março de 2024 | 22h03

PRIMEIRA-DAMA DA REPÚBLICA DÁ INÍCIO À CONSTRUÇÃO DO LICEU EIFFEL NO MOXICO

A escola será equipada com seis salas de aula e quatro laboratórios para as disciplinas de Química, Biologia, Física e Informática além de uma biblioteca e um refetório

Luena – Em um gesto simbólico, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, lançou nesta terça-feira 26 de Março, a primeira pedra para a construção do Liceu Eiffel na cidade de Luena, uma instituição de ensino de referência patrocinado pelo grupo empreiteiro do Bloco 32.

Sob a tutela do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e a execução da empresa Heros Lda, Engenharia e Construção Civil, a obra, prevista para ser concluída em 18 meses, conta com mais de 146 trabalhadores e aspira a ser um centro de excelência, perpetuando a cultura de promoção da qualidade de ensino.

A província do Moxico será a quinta do país a contar com o Liceu Eiffel, reconhecido pelo rigor e alta exigência na formação dos jovens. A escola será equipada com seis salas de aula e quatro laboratórios para as disciplinas de Química, Biologia, Física e Informática, além de uma biblioteca e um refetório, abrangendo uma área de construção de 2900 metros quadrados. Situado no bairro Social, em frente ao Liceu 11 de Novembro, a instituição receberá perto de 480 jovens num ambiente propício à educação integrada e de alto padrão.

Durante o seu discurso, a Primeira-Dama reiterou o compromisso pessoal com a educação dos jovens, enfatizando que o Liceu Eiffel oferecerá um espaço onde os mesmos poderão expandir os seus horizontes, preparando-se para os desafios do mercado de trabalho e para a continuidade dos estudos em nível superior, incluindo a graduação e o mestrado, sendo que, a rede educacional dispõe de um programa de bolsas de estudo para os alunos mais destacados.

O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, destacou a responsabilidade social das empresas do sector petrolífero no sectores da educação, saúde, desportos e ambiente, deixando a garantia de que o Liceu Eiffel poderá se expandir a todo o país.

Já a Ministra da Educação, Luísa Grilo,  afirmou que "quando as pessoas se juntam coisas boas acontecem e o exemplo disso é a rede dos Liceus Eiffel”, uma ideia que segundo a Ministra, "nasceu da necessidade de se ter em Angola escolas eficazes, de fácil gestão, de boa qualidade e profissionais comprometidos”. Destaca-se ainda que a rede já formou mais de 3 mil alunos.

Por sua vez, o Governador Provincial do Moxico Ernesto Muangala, salientou a expectativa de ampliação da oferta formativa e o impacto positivo do projecto na melhoria da qualidade de ensino, ressaltando o envolvimento da Primeira-Dama no progresso do Moxico, com iniciativas focadas na saúde e educação. O dirigente adiantou que a Província conta actualmente com cerca de 300 escolas e mais de 7 mil professores.

#Moxico, Eu Acredito!


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais