PLANAGRÃO - Unidade Técnica trabalha no Moxico para avaliar zonas identificadas para cultivo de trigo, arroz, feijão, soja e milho
Luena - O secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, coordena uma delegação da Unidade Técnica de Acompanhamento (UTA), que trabalha na província do Moxico, desde hoje, 11 de outubro, com objectivo de acompanhar a implementação do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos – PLANAGRÃO.
O dirigente, que manteve um encontro com
Governador Provincial do Moxico, Ernesto Muangala, e Membros do Governo, no Salão Nobre, avançou que o plano vai abranger inicialmente quatro províncias, Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul e Cuando Cubango, com uma área total de cerca de dois milhões de hectares, o que na visão do responsável, "vai contribuir para o aumento da produtividade e rentabilidade dos solos, a criação de emprego e renda, e a diversificação da economia”.
Ivan dos Santos afirmou que todas as condições foram criadas e não há constrangimentos que impeçam a celeridade do processo.
O Planagrão pretende aumentar a produção nacional de trigo, arroz, feijão, soja e milho, e garantir a segurança alimentar e nutricional do país, estando garantidos 43 mil milhões de kwanzas pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
A nível da Província do Moxico foram identificados 452 mil hectares em cinco municípios, Camanongue, Cameia, Alto Zambeze, Bundas e Luau, sendo que a UTA vai realizar um trabalho apurado nas zonas selecionadas para o cultivo, estando previsto para os próximos dias, visitas ao Camanongue e Luau.