moxico.gov.ao
Sociedade
05 Janeiro de 2024 | 11h01

MOXICO LAMENTA A MORTE DE RUY MINGAS, ÍCONE DA CULTURA ANGOLANA

Provincial do Moxico e a população em geral manifestaram o seu profundo pesar e tristeza pelo falecimento de Ruy Mingas, um dos maiores expoentes da cultura angolana

O Governo Provincial do Moxico e a população em geral manifestaram o seu profundo pesar e tristeza pelo falecimento de Ruy Mingas, um dos maiores expoentes da cultura angolana, ocorrido nesta quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Portugal.

Ruy Mingas, nascido em 1939, em Luanda, foi um artista multifacetado, que se destacou como cantor, compositor, diplomata, político e desportista. Serviu o país como deputado à Assembleia Nacional, como secretário de Estado no Ministério da Juventude e dos Desportos e embaixador de Angola em Portugal, colocando o seu nome de forma indelével nos anais da história do país como co-autor do Hino Nacional.

Dono de uma voz inconfundível e de uma sensibilidade poética, o destaque de Mingas recai na composição do "Hino Nacional Angola Avante”, mantendo deste modo viva a memória e os ideais que moveram o povo à luta de libertação, servindo de testemunho e referência para as futuras gerações.

Curvando-se perante a memória deste grande nacionalista, defensor da independência e da identidade nacional, o governador provincial do Moxico, Dr. Ernesto Muangala, em nome dos membros do governo, do coletivo de funcionários e de toda a população do Moxico, expressou as suas mais sentidas condolências à família enlutada, rendendo uma justa homenagem pelo seu legado artístico, cultural e patriótico.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais