II Fórum de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural entre Moxico e Noroeste termina com a aprovação de um plano de acção para dar seguimento aos projectos acordados nas áreas da agricultura, mineração, energia e outras
Solwezi - O segundo Fórum de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural entre Moxico e Noroeste terminou nesta quinta-feira 7 de Dezembro, com um balanço positivo e a definição de um plano de acção para implementar os projetos conjuntos nos setores da segurança, saúde, educação, agricultura, mineração, energia e outros.
O fórum, que aconteceu na cidade de Solwezi, na Zâmbia, de 4 a 7 de dezembro, reuniu o Governador da província de Moxico Ernesto Muangala, e o Ministro da Província do Noroeste da Zâmbia Roberto Lihefu, além de representantes dos governos, das empresas e da sociedade civil dos dois países.
Segundo o comunicado final, as delegações acordaram em elaborar um plano de acção para concretizar os programas discutidos, que deveram ser apresentado até 15 de Janeiro de 2024, além da criação de grupos técnicos para "acompanhar o cumprimento do plano e resolver eventuais problemas que possam surgir".
O Governador Ernesto Muangala, considerou o balanço positivo do fórum e agradeceu aos Chefes de Estado de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço, e da Zâmbia Hakainde Hichilema, por terem autorizado o encontro, tendo destacado o apoio histórico da Zâmbia à luta do povo angolano pela sua independência nacional.
"Honra e glória aos heróis zambianos e angolanos que derramaram seu sangue pelo bem-estar do povo angolano e zambiano para a independência dos dois países", disse o Governador.
Por seu turno, o Ministro Roberto Lihefu expressou sua satisfação com os resultados do fórum e disse que a ligação ferroviária entre os dois países, vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico dos povos da Zâmbia e Angola.
O fórum surge na sequência do primeiro que aconteceu na cidade do Luena, em novembro deste ano. Os dois governos pretendem realizar encontros periódicos para avaliar o progresso da cooperação e identificar novas oportunidades de parceria.