moxico.gov.ao
Sociedade
31 Julho de 2024 | 12h08 - Actualizado em 31 Julho de 2024

JOVENS DO MOXICO CONTRIBUEM PARA O PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA JUVENTUDE 2024-2027

Num encontro que foi presidido pela Secretária de Estado para Juventude, Danila Bragança

Moxico - A Juventude da Província do Moxico contribuiu, esta terça-feira (30), na cidade do Luena, para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude 2024-2027, em um encontro que foi presidido pela Secretária de Estado para Juventude, Danila Bragança.



Durante a sua intervenção Danila Bragança, disse que é uma actividade levada a cabo pelo Ministério da Juventude e Desportos MINJUD, que visa congregar a voz dos jovens angolanos para uma direcção harmoniosa, participação inclusiva dos processos de formulação de divisão das políticas públicas voltadas para a juventude.

Lembrou que a participação activa dos jovens que contribuem com suas opiniões, experiência, isso constitui uma actividade importante de inclusão e desenvolvimento da franja que representa a maior parte da população, visando a  promoção do crescimento e desenvolvimento dos planos e acções da  juventude no Moxico em diversas sectores.

Danila Bragança disse igualmente que, este plano vai permitir a materialização das políticas de Estado para a juventude, "através deste feito pensamos em trabalhar para atender as grandes preocupações dos jovens ligados a educação, formação técnico e profissional, empregabilidade, habitação e empreendedorismo com esse processo de recolha de contribuições que estamos a realizar em todos território nacional".

Por seu turno, o Vice-Governador para Área Política, Social e Econômica da Província do Moxico, Victor da Silva, afiançou que é importante para os jovens do Moxico, que têm oportunidades de expressar as suas opiniões de questões que sejam importantes relativamente ao que desejam que seja integrado no plano em discussão. 

Durante a actividade o Director Nacional da Juventude, Quicas Machado, apresentou o plano, falando sobre os eixos estratégico de desenvolvimento, linhas de acção que tem a haver com  empregos e a formação profissional, habitações, educação e ensino, saúde, desporto e lazer, mobilidade, transporte e educação rodoviária, segurança e delinquência juvenil, Acesso as TICs, Participação política e cidadania, erradicação da pobreza.
Disse ainda que, pretende-se promover melhor o plano de comunicação, para a melhoria da execução do mesmo, com objetivo de saber em tempo real o que está a ser feito, onde e como está a se fazer.

O Jovem Ricardo da Silva, mostrou-se satisfeito por estás oportunidades dadas a juventude do Moxico para contribuir na elaboração do plano nacional da juventude.

Enquanto que a jovem Madalena da Graça, apresentou três pontos de vista, tendo afirmado que "quando nós falamos de integração deve se falar também de continuidade, as políticas de orientação deve ser criada de acordo a realidade da  localidade."

Miguel Mijila, disse que é necessario a criação de instituições desportivas, melhorar as vias de comunicação, para a melhor circulação de pessoas e bens para o melhor desenvolvimento do Moxico.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais