A equipa cirúrgica, liderada pelo médico maxilo facial Victorino Jamba, e composta por uma equipa multidisciplinar de profissionais, realizou 26 cirurgias de fissuras labiais e 4 de fenda palatina
Luena- Sob o lema "Por um Natal solidário, devolvamos a felicidade das crianças”, o Hospital Geral do Moxico (HGM) concluiu, na segunda-feira (18) a primeira campanha de cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, que beneficiou 30 crianças portadoras de fissuras oronasais.
Algumas das crianças já tiveram alta e participarão do Natal solidário que será organizado pelo hospital. Segundo o Director-Geral do HGM, Zadoque Miza, o processo terá continuidade, sendo que foram inscritas 35 crianças. O responsável destacou ainda a criação de condições para que a província fosse capaz de realizar as cirurgias, contando, para além de médicos locais, de outros vindos das províncias do Cunene e Benguela.
A equipa cirúrgica, liderada pelo médico maxilo facial Victorino Jamba, e composta por uma equipa multidisciplinar de profissionais, realizou 26 cirurgias de fissuras labiais e 4 de fenda palatina, sem registo de complicações. O médico estimou que cada cirurgia custaria cerca de três milhões de kwanzas numa clínica privada, o que evidencia o carácter solidário e louvável do projecto gratuito.
Por seu turno, a madrinha da campanha, Joaquina "Princesa” Macedo, expressou o seu agradecimento e alegria por ver outras crianças recuperarem o sorriso e a autoestima, tendo ressaltado a importância de apoiar as crianças operadas, com acompanhamento psicológico e social.