moxico.gov.ao
Sociedade
09 Novembro de 2023 | 20h11

DIRECTOR DOS ANTIGOS COMBATENTES APELA À PRESERVAÇÃO DA PAZ E DA UNIDADE NACIONAL EM HONRA AOS HERÓIS DO 11 DE NOVEMBRO

Palestra sobre a história da independência de Angola sensibiliza oficiais no Comando 72ª Brigada

Moxico- No âmbito das comemorações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, o Director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Alberto kechipoco, proferiu uma palestra na manhã desta quinta-feira, (9), de Novembro, no Comando 72ª Brigada, na cidade do Luena. A mesma teve como objectivo dialogar com os oficiais e fazer um retrato daquilo que foi a história da independência de Angola.

 Durante a palestra, o Director fez uma resenha histórica daquilo que foi a preparação e a resistência dos angolanos contra a colonização portuguesa, que durou mais de quatro séculos, tendo o papel dos três movimentos de libertação nacional (MPLA, UNITA e FNLA) que lutaram pela independência de Angola, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

 kechipoco salientou ainda que Angola foi o último país africano a obter a independência de Portugal, devido à sua importância económica e estratégica para a metrópole, referindo que a independência foi proclamada em três locais diferentes: Luanda, Lisboa e Huambo, o que gerou conflitos internos e externos, influenciados pela guerra fria.

 Ao terminar, enfatizou que a independência foi um grande sacrifício para o povo angolano e para aqueles que entregaram as suas vidas pela nação, lançando um apelou aos oficiais para preservarem a paz e a unidade nacional, e para honrarem o legado dos heróis da pátria.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais